R E L A T O D O C A B A R É D E P A L H A Ç O S



Por Luizamor

Eu me surpreendi com o atraso considerável com que o show começou e , mesmo sendo para dar ênfase à declamação na frente da Sitorne, o público ter ficado ainda mais um pouco de tempo impedido de adentrar no teatro. Foi compensatória a preciosa introdução feita ao ar livre, na praça, com artistas como Felipe, com excelente dicção, tonicidade e volume de voz suficientes para declamar ao ar livre, mesclados pela vivacidade da presença do fogo que iluminava o espaço, dando-lhe alegria e movimento. Sentí falta de algo comestível além das bebidas, que foram servidas de maneira divertida e adequada à descontração do espetáculo, facilitando a proximidade do público com o elenco. Meus comentários não estão na ordem da apresentação dos números citados e sim de como me chegam na lembrança e chamaram minha atenção.

A nudez do palhaço Biancorino mostra-se assexuada (o sexo escondido entre suas pernas, com a virilidade ausente) e suas formas arredondadas e seu tom de pele branco e rosado me trouxe a visão de um bêbê gigante. A pureza e naturalidade demonstradas desmonta o clima de pretensa sensualidade entre ele e Ricota, que ,muito desajeitada , forma um par de inocência libidinosa.A associação de um objeto erótico –um preservativo – a um uso lúdico não convencional causa-nos divertida surpresa.Este mesmo palhaço, no número em que compete com outro para conquistar sua palhaça, recorre à sua própria fragilidade, ao se render ao sentimento de perda e chorar copiosamente sua mágoa sem vergonha para nos sensibilizar.Esta sua indefesa é o que o torna mais real, sincero e quebra o jogo de poder com o outro, algo que me desagrada ver perpetuado nos jogos entre palhaços e que não me proponho a reproduzir na minha proposta de vida.




A palhaça Mindinha, que canta e se diverte com os recursos da própria voz me entusiasmou por seu despojamento! Sua interação espontânea com o público que se identifica com a pessoa que não é profissional de canto mas uma “amadora” do que está fazendo, produz uma calorosa proximidade.

A força cênica da palhaça Palitolina ,que atua com um casaco,nos dá imenso prazer e excitação!A vida emprestada ao objeto inanimado, a sua capacidade de contracenar consigo mesma seccionando o corpo em movimentos para fazê-lo atuar como duas identidades distintas deu ao seu número originalidade, graciosidade e nos revelou o excelente domínio técnico desta artista.



Luiza em sua saída de palhaço. Foto Eduardo Ravi.

(Luizaamor é aluna da disciplina Palhaçaria, ministrado este semestre por Demian Reis, do curso técnico profisionalizante da arte de palhaço da Sitorne Teatro)

Comentários

Mab Cardoso disse…
Eu quero mais cabaré!!!

Postagens mais visitadas deste blog