Apresentação da Cia Pé na Terra





Fomos todos convidados para assistir a apresentação dos colegas de curso Stephanie e João (Dongue-dongue e Malagueta) no parque de Pituaçu, num belo domingo de sol. Convidei uma amiga e fomos, ao chegar ao local, atrasada, nos deparamos com o grupo da Cia Pé na Terra já em atividade. Os nossos colegas se apresentaram logo em seguida e foi muito legal, onde pude verê uma apresentação diferente das anteriores, com alguma noção de técnicas utilizadas na apresentação.
Os palhaços “Dongue-dongue e Malageta” foram muitos divertidos, a apresentação girava em torno de enganar o outro e isso foi fantástico. E nesta apresentação percebi as técnicas que utilizamos no curso como o “corpo cômico” dos palhaços, o “que legal”, o “branco”, o “riso”, o “choro”, “tropeço” e outras técnicas que ainda não sei definir. Durante a apresentação o palhaço “Dongue-dongue” falou que era uma abelha rainha, e um garoto gritou que abelha não era homem e sim mulher, nesse momento o “Dongue-dongue” ficou mudo por alguns minutos, surpreso com a informação e logo a “Malagueta” foi ao seu socorro e gritou: “Ele quer ser abelha e pronto”, todos riram da resposta e continuou o espetáculo.  O “branco” ou “mestre de cerimônia” foi feito por outro palhaço.
Outro grupo de palhaços apareceu no palco para a sua apresentação e foi repleta de gargalhada e gritos e muito divertida. Essa apresentação teve mais uma vez a enganação como tema e um garotinho se manifestava cada vez que o palhaço era enganado, a vontade dele parecia que era de bater no palhaço que enganava o outro e ele foi hilário. Os palhaços não deixaram o garoto participar do espetáculo e com isso ele ficou mais chateado ainda.
Depois, tivemos a apresentação do palhaço Caxambó e o cara é muito bom, foi riso a cada instante. Ele começou convocando participantes que assistiam ao espetáculo, para servir de suporte para o salto que ele iria realizar. O salto tinha varias barreiras e a cada barreira ficava mais difícil e no final ele fez tudo em câmera lenta e pulou no colo do ultimo participante.
Observando as apresentações dos palhaços e tendo as orientações das técnicas na sala com Demian fica mais fácil de entender alguns números e situações. A reação do publico é superimportante para o andamento do espetáculo ou mesmo com todo o ensaio o espetáculo pode ser modificado e o improviso vai ser utilizado para o sucesso do espetáculo. Temos que saber utilizar a nosso favor as situações adversas que possam surgir.

Amélia Braga




Comentários

Cia Pé na Terra disse…
muito agradecido pelas observações. Só um adendo, uma informação a mais e ao mesmo tempo uma propaganda (eheheh). Esta apresentação foi parte do processo/resultado do 1° Curso de Palhaço de Rua oferecido pela Cia. Pé na Terra. Na metodologia desse curso o processo já é um resultado e o resultado é um processo. O que foi falado sobre improvisação foi largamente trabalhado, com o público. Os números foram repetidos nos 3 domingos seguidos, mas em nenhum momento ensaiamos. Combinamos e apresentamos os mesmos números, como um ensaio aberto, que já tem gosto de espetáculo. Metodologia do Movimento Abre-Rodas (http://www.movimentoabrerodas.blogspot.com.br/)
A PROPAGANDA É:ESTARÁ COMEÇANDO AGORA PRÓXIMO DOMINGO UM CURSO DE INICIAÇÃO COM O PALHAÇO CAXAMBÓ. ÚLTIMAS VAGAS, APROVEITEM!!!!
Demian Reis disse…
Uma ano depois...Massa adorei a metodologia eheh abraços.

Postagens mais visitadas deste blog