Postagens

Mostrando postagens de julho, 2010

ROSÁRIO

Imagem
Rosário é uma fábula de mulheres, deusas e animais preparada para o espectador na forma de um ritual. Esta experiência cênica imagina aspectos que impulsionaram formações identitárias no Brasil a partir do encontro de culturas e etnias diversas e a religiosidade como dispositivo de sobrevivência e técnica de resistência. O espetáculo se inspira, em especial, na simbologia da coroação de reis negros, sempre viva nos congados mineiros e em outros folguedos brasileiros. Ancorado no contato com manifestações populares como os reisados e romarias da região do Cariri, na pesquisa vocal e na força dos cantos tradicionais, o espetáculo solo da atriz Felícia de Castro manifesta um ritual feminino e poético. Através de canções e explosões vocais, a atriz traz à cena um rosário de mulheres em uma única prece. Um corpo dilacerado pelo corte da desterritorialização traduz no acontecimento cênico um ciclo de crueldade, criatividade, luta e reinvenção de si mesmo, pela beleza e pela fé. Uma fábula pe...

Defesa de Demian Moreira Reis (Fotos: Eduardo Ravi)

Imagem

Aproveite

Não existem gênios, talento ou sorte, existem oportunidades bem aproveitadas.

Convite de defesa de doutorado de Demian Reis

Imagem
O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal da Bahia convida para a defesa pública da tese de doutorado de Demian Moreira Reis CAÇADORES DE RISOS: o mundo maravilhoso da palhaçaria a ser realizada em 13 de Julho de 2010, às 15 horas. Local: Escola de Teatro da UFBA,Teatro Martim Gonçalves, Rua Araújo Pinho, No. 27/292, Canela. Salvador – BA. (Ao lado do bompreço) Banca examinadora: Dra. Cleise Furtado Mendes (PPGAC – UFBA, orientadora), Dr. Mário Fernando Bolognesi (UNESP), Dr. Armindo Jorge de Carvalho Bião (PPGAC-UFBA), Dr. Paulo César Miguêz de Oliveira (IHAC - UFBA), Dra. Sonia Rangel (PPGAC – UFBA).

Convite de defesa de doutorado de Demian Reis

Imagem
Resumo O foco da tese se volta para a arte do palhaço pelo seu aspecto dramatúrgico. O trabalho artístico dos palhaços envolve a prática de uma verdadeira usina de procedimentos da dramaturgia que variam conforme o artista, sua tradição, seu espetáculo, e seus efeitos produzem outros tantos sentidos a partir da recepção da platéia de cada apresentação. Trata-se de assunto complexo, controverso e fascinante que nos obriga a enxergar, numa forma de arte que, quando bem executada, chega a nós, espectadores, como um acontecimento tão simples, banal, bobo e besta, que dificilmente acreditamos que sequer há trabalho por trás desse efeito cômico. Riso, ações cômicas, história do palhaço e sobretudo exemplos da palhaçaria no cenário atual são os principais tópicos discutidos nessa tese.

Convite de defesa de doutorado de Demian Reis

Imagem
Abstract The focus of this thesis is the art of clowning through its dramaturgical perspective. The artistic work of clowns involves the practice of an industry of dramaturgical procedures that vary with the artist, his tradition, shows, impact, and produce a number of other meanings according to the reception of the audience of each performance. It is a complex, controversial and fascinating theme for the diversity of views that it forces us to recognize in an art form which, when well executed, reaches us the spectators as such a simple, banal, silly and stupid event that we hardly believe there is any labor at all behind this comic effect. Laughter, comic action, history of clowns and especially examples of clowning nowadays are the main topics discussed of this thesis.