Palavras que dizem muito sobre o ofício dos cômicos. Fernando Lira.

Gostaria de compartilhar estes dois lindos parágrafos finais do livro que acabei de ler O Ator Risível do brilhante e atualíssimo escritor Fernando Lira:

"O risível projeta uma perspectiva (uma atmosfera) de alegria, de esperança e de liberdade que as instituições estabelecidas pelo mundo oficializado rejeitam e abominam, reflete a realidade paralela em que vivemos e, como véu transparente, desvenda em nós o que a vida insiste em ocultar.
Por mais que o artista reflita e tente justificar a razão do riso, a experiência de quem ri obedece a caminhos imprevistos, não tem uma meta, é repentina, prima pelos desvios da vida e suas surpresas. Por isso a experiência através do risível é reveladora, abre portas, liberta-nos da alienação, cativa-nos, nos toca o coração pelo prazer. A experiência do riso nos conduz a territórios de passagem que requerem certa passividade, uma receptividade e disponibilidade para a abertura de caminhos labirínticos. A experiência do risível tem uma qualidade existencial que a vida cotidiana não consegue alcançar." (LIRA, 2010: 293-294)

Concordo total. Estas linhas interessam e dizem muito sobre aqueles que vivem da arte de fazer os outros rir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditação para sustentar uma mente feliz

Cacilda! de Zé Celso teve sabor de chocolate de ilheus